domingo, março 25, 2007

O Processo - Parte 1 (preparação)

Estou aqui novamente, conforme prometido. Com algum atraso, é verdade, mas o importante é não perder o espaço para interagir. Tinha combinado, no ultimo post, a falar mais especificamente sobre o processo e aqui estou para isso.

No Post anterior, eu falei dos critérios básicos para ser aceito como futuro morador do Quebec. Seria interessante relembramos: Idade até 35 anos, Curso Superior Completo, Pelo menos 2 anos de experiência profissional na área de graduação, Conhecimento da língua francesa e Comprovar que tem cerca de $2500 canadenses disponíveis como reserva. O processo em si, do inicio ao final, é relativamente simples porém não é rapido e tem um custo que alguns consideram alto mas eu, particularmente, acho bem razoável em se tratando da realização de um projeto de vida e uma oportunidade de imigração que poucos paises oferecem.

No primeiro momento, nosso contato é com o escritório de imigração da Provincia de Quebec. Como eles ainda não tem representação oficial no Brasil, todos os nossos documentos são enviados para Buenos Aires. Nessa primeira fase, temos que enviar alguns formulários preenchidos (na página do escritorio, seção de links, tem especificado) e as comprovações de que nos encaixamos naqueles 5 critérios básicos. É necessário enviar copias dos documentos basicos (ident., cpf, reservista, passaporte...etc.), diplomas universitários e histórico do 2º grau, declarações/comprovações de experiência profissional na área de sua graduação, certificado do curso de francês onde eles exigem pelo menos 150hs de aula e a comprovação (normalmente através de extrato bancário) que você tem no mínimo cerca de $2500 (dólares canadenses cuja cotação tá na faixa dos R$1.90) como espécie de autonomia financeira para os seus 3 primeiros meses no quebec...é uma espécie de comprovação que você chegará lá munido de algum dinheiro para o seu estabelecimento em terras canadenses. Sobre essa quantia, é bom frisar que o processo exige essa quantia suficiente. Se você tiver exatamente a conta certa, ou tiver 10x mais, não importa...o importante é que tenha. E ainda sobre isso, é recomendável que você envie o comprovante bancário dos 3 ultimos meses comprovando que o dinheiro está na conta e que não está sendo usado para o dia a dia aqui no Brasil, ou seja, é realmente uma reserva.

Ah, já ia esquecendo. Essa 1a fase tem um custo. A análise da sua documentação custa $390 (canadenses) para o requerente principal e $150 a mais para esposa e cada filho, caso tenha. Esse custo deve ser pago atravês de cartão de credito e o débito você autoriza num dos formulários a serem enviados.

Preparado tudo isso, é hora de enviar os formulários preenchidos e as outras documentações exigidas todas em cópias, guardando o original consigo, para Buenos Aires. Ao receberem a documentação, você receberá um email avisando da chegada dos papeis e da abertura do seu Dossiê, onde também será lhe fornecido o número. A partir daí, é aguardar em torno de 3 meses para que seus documentos sejam checados e analisados. Estando tudo certo, você será convocado para uma entrevista com um oficial do governo quebecois. Essa entrevista ocorre em francês e no nível que foi especificado num dos formulários. Se você marcou lá que fala francês fluente, o oficial o tratará assim. Se marcou francês iniciante, assim vai conversar com você. Normalmente, eles já tem uma noção do que é uma pessoa com 150hs de aula de francês e já sabem mais ou menos o nível que você precisa estar. Ah...lembrando que essa entrevista costuma ocorrer em algumas cidades do Brasil e isso depende da quantidade de solicitantes daquela região. Em alguns casos, é necessário se deslocar a outra cidade/estado para ser entrevistado.

Essa parte encerro aqui...continuo já já com informações sobre a entrevista, exames, etc...

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fala Filipe! boa sorte cara!

12:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Atualização 1x p/ mês?
E como tu tas no processo, Aguardando os tais 3 meses?
O blog tá primeira. Vá em frente.

9:40 PM  
Blogger Fabio said...

Olá Filipe,

Boa sorte e nos mantenha informado dos acontecimentos.

Abraços

Fábio

5:09 PM  
Blogger Sem passado said...

Filipe,

Um detalhe muito importante, hoje em dia não é única e exclusivamente indivíduos com nível superior completo que podem participar do processo, quem tiver diploma de Técnico em nível de ensino médio, pode participar do processo de seleção do Québec.

Um abraço,

Ricardo

4:13 PM  
Blogger Amara Ribeiro said...

Olá Felipe...Meu nome é Amara. Nice to meet you!! Estava conversando com uma amiga sobre meu sonho de morar fora do Brasil e ela me falou sobre programas de incentivo para imigrantes e citou o Canadá! Fui prontamente procurar na internet e achei seu blog com essa postagem e achei realmente muito interessante. Queria na verdade saber para onde mandamos essa documentação, com quem falamos. Moro no Rio/Niterói. Será que no consulado eu consigo isso? Um abraço!

11:22 AM  
Blogger Dr. SÉRGIO REIS said...

Felipe, sou médico pediatra há 22 anos com residência médica e Coach, tenho 47 anos e minha esposa é fonoaudiologa, psicopedagoga e pedagoga, tem 43 anos, temos 02 filhas uma com 17 anos que estará indo para universidade e gostaria de ir para o Canadá e outra com 13 anos.Você acha que é possivel toda família morar em Quebec e trabalharmos para que as filhas estudem lá? qual o contato na Argentina?

5:58 PM  

Postar um comentário

<< Home